Encosta - Desenho de Rua


Sinopse

Com o objetivo de documentar a realidade atual, assim como a evolução das obras na Área de Reabilitação Urbana da Encosta de S. Vicente, entendeu a Câmara Municipal de Torres Vedras avançar com um conjunto de iniciativas que visam captar, através de imagens e testemunhos, a identidade do lugar: fotografia, vídeo e desenho.

É neste âmbito que nasce, em 2017 o projeto "ENCOSTA – Desenho de Rua", trazendo para este processo de regeneração urbana um vasto leque de "observadores", que através do seu olhar sensível e crítico têm documentado e dar a conhecer uma realidade até agora pouco conhecida.

Nos últimos anos, o contexto urbano e social da Encosta de São Vicente tem sofrido uma reconfiguração considerável, através das obras previstas pelo PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, cofinanciadas em 85% pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Das obras executadas, destaca-se o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, fruto da reabilitação e ampliação do antigo matadouro municipal. Este equipamento trouxe uma nova centralidade à cidade.

O evento “ENCOSTA - Desenho de Rua” divide-se em dois momentos: residências artísticas e um encontro de desenho de rua. Para as residências artísticas foram convidados Ana Ramos (Portugal), Augusto Pinheiro (Portugal) e José Clewton (Brasil).

Programa

17 a 22 de julho - Residências artísticas

Ana Ramos (Portugal); Augusto Pinheiro (Portugal); José Clewton (Brasil)

23 de julho - Encontro de desenho de rua

9h30 - Encontro junto ao Miradouro Meia-Laranja

10h00 - Início do roteiro desenhado

12h15 - Espaço Entre-Bairros – partilha de desenhos e fotografias

12h45 - Foliateca – Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras

14h30 - Desenho de rua na zona do Bairro Reis, com passagem pelos vários projetos do PEDU

16h30 - Partilha de desenhos junto ao Café Copacabana

17h00 - Conversa com os artistas residentes e apresentação do livro A cada dia – Traços em uma quarentena, de José Clewton no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras

17 Julho 2022
- 23 Julho 2022
Categoria

Evento

Local

Encosta de São Vicente


Outras agendas

Fábrica de fantoches - ESGOTADO

4 Julho 2022

Ver mais ›

À sombra de uma história - ESGOTADO

11 Julho 2022

Ver mais ›

La Vida Secreta

15 Julho 2022

Ver mais ›