Carnaval (I)material

O Carnaval é vivido intensamente pela comunidade que está envolvida de uma forma direta ou indireta nas manifestações Carnavalescas. A participação e envolvimento da comunidade, quer através de grupos formais como as associações carnavalescas, quer em grupos informais (grupos de mascarados) ou foliões espontâneos é visível, nomeadamente na seleção das máscaras/fantasias, na confeção dos fatos carnavalescos, na sua exibição na festa, na convivência nos jantares de grupo, culminando na celebração catártica coletiva que só termina na quarta-feira de cinzas com o enterro do entrudo.

Mas esta manifestação cultural imaterial, inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI), também tem materialidade, como se atesta nos objetos expostos na presente exposição.

Venha saber mais o que o Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras faz no âmbito da salvaguarda do património material e imaterial do Carnaval.

Esta exposição temporária propõe expor objetos associados ao Carnaval de Torres Vedras (fotografias, vídeos, peças do carnaval) e divulgar o trabalho (mais invisível) que está a ser feito pelo do CAC de inventário, estudo e preservação e divulgação do seu espólio.

Última atualização: 15.09.2022 - 18:04 horas


Outras exposições

A mascarada política

O Carnaval na obra de Rafael Bordalo Pinheiro (1870-1905)


30 Setembro 2022 - 5 Fevereiro 2023

Ver mais ›