Negócios Estrangeiros / Affaires Étrangères

LOCAL: Torres Vedras
DATA: 9 Abril 2022 - 5 Junho 2022

Negócios Estrangeiros / Affaires Étrangères é uma exposição simultânea a decorrer em vários locais em Portugal e em França que apresenta obras de mais de 30 artistas e pensadores que exploram as formas e os paradoxos da ação e da linguagem diplomática. As obras desta comunidade de “tradutores” serão “traduzidas” de um país para o outro ao longo da exposição e no seio de eventos concebidos como “atos diplomáticos”.

As questões diplomáticas parecem nunca ter exigido tanta atenção como no presente, época de mutações, crises e brutalidade. Tomando a forma de seminários, workshops, um colóquio e uma exposição, este programa propõe experienciar os múltiplos paradoxos e subentendidos diplomáticos: o seu carácter duplo, por vezes transparente, outras opaco, sincero e dúplice; a multiplicidade das suas formas (as diferentes coreografias protocolares e a transmissão de mensagens por via do discurso, de tweets, de ofertas de estado, de banquetes, de deslocação de tropas ou de submarinos); a sua relação ambígua com o poder, dado que a linguagem diplomática permite trocar mas também incorporar e dominar.

Considerar a diplomacia torna a ter em conta a história das relações interculturais, as alianças e as esferas de influência, e examinar o passado colonial entre os dois países. Através da diplomacia é possível atenuar os conflitos e evidenciar as interdependências entre as culturas e também com os não-humanos. Por outras palavras, a diplomacia, como a experiência das obras, decorre de uma experiência com o outro e de um “saber fazer com as diferenças”, para retomar a expressão de Barbara Cassin a propósito da tradução.

Negócios Estrangeiros / Affaires Étrangères é um evento organizado no âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França 2022 e desenvolve-se em vários locais em Portugal e em França: Centro de Artes e Criatividade (CAC), Torres Vedras; Palácio Nacional de Belém, Lisboa; Les Laboratoires d’Aubervilliers; Ygrec – ENSAPC. Outros parceiros: TALM- École supérieure d’art et de design; École nationale supérieure d’arts de Paris-Cergy; Cité Internationale des Arts, Paris; Escola Superior de Artes e Design (ESAD) Politécnico de Leiria.

Artistas: Vinit Agarwal, Mathieu Kleyebe Abonnenc, Keren Benbenisty, Mariana Caló e Francisco Queimadela, Jesse Chun, Clémence de Montgolfier, André Guedes, Mark Geffriaud, Laura Genes com Hélder Silva (Impacto Visual), Vir Andres Hera, Géraldine Longueville, Musa Paradisiaca, Pratchaya Phinthong, Joshua Schwebel, João Paulo Serafim, João Simões e Maria Trabulo.

Curadoria: Maud Jacquin e Sébastien Pluot com Luísa Especial

Última atualização: 10.05.2022 - 16:11 horas