Destaque
NOTÍCIA | 9 Fevereiro 2017

Financiamento comunitário para o Centro de Artes e Criatividade foi aprovado

Integrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Torres Vedras (PEDU), foi aprovado pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Centro – Centro2020, o projeto de reabilitação e reconversão do antigo Matadouro Municipal, localizado na encosta de São Vicente, em Torres Vedras, a norte do rio Sizandro, para nele instalar o futuro Centro de Artes e Criatividade (CAC).

Trata-se de uma importante operação de regeneração urbana, assente na criação de uma nova centralidade urbana, capaz de remover as cicatrizes e os estigmas urbanos associados ao antigo Matadouro Municipal e de conduzir um processo de regeneração urbana assente na reabilitação do conjunto edificado, na interação física e vivencial com os espaços envolventes e em funções que reforcem a identidade e o sentimento de pertença das comunidades locais e que atraiam novos públicos e visitantes.

A solução preconizada, de um Centro de Artes e Criatividade, desenvolvido em torno da temática do Carnaval, constitui, antes de mais, uma solução ampla e longamente amadurecida, encontrando-se plenamente consolidada nos diversos instrumentos de natureza estratégica ou operativa que se desenvolveram para a área nas últimas décadas.

Prefigura-se, também, como uma solução cada vez mais atual e eficaz, atenta a crescente importância social e económica que a temática do Carnaval tem conquistado nos últimos anos, com reflexos sobre a sua capacidade para promover a inclusão social e o sentimento de pertença junto das comunidades, assim como de gerar e de promover o desenvolvimento do tecido económico local e municipal, o empreendedorismo e a inovação.

Em termos de solução arquitetónica e urbanística, o edifício principal do antigo Matadouro, que será reabilitado, é composto por dois corpos de piso único, unificados por uma fachada de composição classicizante e organizados segundo o eixo de simetria que se assume como entrada principal e princípio do percurso de visita.

Virtualmente em suspensão sobre este edifício, anuncia-se a presença do corpo que se prolonga até ao espaço esculpido pela antiga pedreira e que configura a nova praça, cuja génese formal – uma elipse – resulta da geometria que a "cratera" sugere. A definição da praça do CAC é assim protagonizada pela dimensão cenográfica da escarpa e completada pelo paramento elíptico do novo corpo, criando um extenso espaço envolvente e coberto junto ao solo.

O conjunto organiza-se em três níveis.

No piso térreo, no antigo Matadouro e em contacto mais direto com o exterior, organizam-se o átrio, o espaço polivalente, as exposições temporárias e a loja.

Ainda no piso térreo, além da receção, organizam-se as instalações sanitárias associadas ao bengaleiro, diversas áreas técnicas e o centro de documentação.

No piso superior, no corpo suspenso sobre o Matadouro e até à praça do CAC, desenvolve-se a nave da exposição permanente e, na sua continuidade, as reservas e os espaços administrativos.

No piso intermédio, implanta-se, por um lado, os espaços de receção de serviço e as instalações sanitárias e vestiários dos funcionários e, por outro, a área oficinal e a cafetaria, focos de vivência da praça que se associam também ao final do percurso da visita.

Entre o início e o final deste percurso situa-se um pequeno pátio, à cota da rua, parcialmente coberto e com uma forte relação com a cidade e o espaço público, sendo não só apropriado como extensão das exposições temporárias, mas também, quando necessário, como extensão da área de cafetaria, no piso superior.

O conjunto a intervencionar ocupa uma área de construção de cerca de 4.000 m2 e corresponde a um investimento total de 3.652.941,18€, cofinanciado em 85% pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal2020 e União Europeia por intermédio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). A conclusão da obra está prevista para o final do 2.º semestre de 2018.

 

Financiamento comunitário para o Centro de Artes e Criatividade foi aprovado

Última atualização: 16.03.2021 - 14:33 horas


Outras notícias

21 Fevereiro 2024

Sobre o nosso olhar – Carnaval do Futuro

Está patente no Centro de Artes e Criatividade, desde dia 6 de feverei...

Ver mais ›
1 Fevereiro 2024

"Reino da Paródia" revisita história do Carnaval de Torres Vedras

A exposição "Reino da Paródia - 100 anos do Carnaval de Torres Vedras"...

Ver mais ›
19 Dezembro 2023

“A Máscara” assinala os anos 90 do Centenário do Carnaval de Torres Vedras

No dia 15 de dezembro foi apresentada A Máscara, uma publicação comemo...

Ver mais ›