Destaque
NOTÍCIA | 28 Abril 2021

Edifício do Centro de Artes e Criatividade nomeado para prémio de arquitetura europeu

São 19 projetos de arquitetura em território português que estão nomeados para o Prémio da União Europeia para a Arquitetura Contemporânea Mies van der Rohe 2022. Entre eles encontra-se o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, da autoria do arquiteto José Neves.

O edifício onde se encontra o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras situa-se na Encosta de São Vicente. A sua configuração resulta da reabilitação e reconversão do antigo Matadouro Municipal de Torres Vedras.

A integração do edifício na envolvente caracteriza-se, ainda, por uma praça que dialoga com uma escarpa, fruto da antiga utilização do espaço como pedreira de saibro.

Ao todo estão nomeadas 449 obras de 279 cidades em 42 países. Portugal é o 5º país com mais nomeações, 21 obras (19 em Portugal e duas fora), estando à sua frente Espanha com 34 obras (31 construções no país e três fora), França com 34 obras (29 no país e cinco no estrangeiro), Alemanha com 26 obras (25 dentro e uma fora) e Bélgica com 21 obras (todas no país).

Todos estes trabalhos serão agregados em setembro com um novo grupo de nomeados, refere a organização, que este ano com o impacto da pandemia de COVID-19 fez com que a seleção de nomeados se desenrolasse em duas fases.

Edifício do Centro de Artes e Criatividade nomeado para prémio de arquitetura europeu

Última atualização: 11.05.2021 - 11:15 horas


Outras notícias

21 Fevereiro 2024

Sobre o nosso olhar – Carnaval do Futuro

Está patente no Centro de Artes e Criatividade, desde dia 6 de feverei...

Ver mais ›
1 Fevereiro 2024

"Reino da Paródia" revisita história do Carnaval de Torres Vedras

A exposição "Reino da Paródia - 100 anos do Carnaval de Torres Vedras"...

Ver mais ›
19 Dezembro 2023

“A Máscara” assinala os anos 90 do Centenário do Carnaval de Torres Vedras

No dia 15 de dezembro foi apresentada A Máscara, uma publicação comemo...

Ver mais ›