Destaque
NOTÍCIA | 7 Outubro 2021

Salvaguarda e Preservação do Património do Carnaval nas Jornadas Europeias do Património

O Carnaval foi o tema central das Jornadas Europeias do Património que se realizaram no Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras, nos dias 1 a 3 de outubro. 

Nos dias 1, 2 e 3 de outubro o Centro Artes e Criatividade associou-se às Jornadas Europeias do Património (JEP) para discutir a “Salvaguarda e Preservação do Património do Carnaval”. Na sessão de abertura a vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, referiu que estas jornadas “representam uma celebração da solidariedade internacional do diálogo e da diversidade culturais, do passado. No nosso caso não se tratam propriamente de vestígios culturais do passado, uma vez que aquilo que vamos celebrar, refletir e discutir é um património eminentemente vivo”. 

Durante estes três dias foram promovidos debates e seminários alusivos ao Carnaval, visando a participação e envolvimento da comunidade no debate e valorização desse património coletivo e identitário dos Torrienses. 

No segundo dia das jornadas realizou-se uma mesa redonda que contou com a presença das associações carnavalescas (Lúmbias, SacÁdegas, As Marias Cachuchas, Real Confraria do Carnaval de Torres, Ministros e Matrafonas e Fidalgos do Carnaval de Torres Vedras) da Associação de Defesa do Património de Torres Vedras e da Promotorres onde foram debatidos vários temas em torno do Carnaval de Torres Vedras, as suas tradições e o futuro do mesmo. No final do dia os Ribombar atuaram no anfiteatro ao ar livre, dando ao evento um pouco de ritmo do Carnaval. 

Além dos debates e palestras durante estes três dias foi possível provar algumas iguarias carnavalescas de todo o mundo e realizadas visitas às futuras reservas visitáveis do CAC. Ao longo destes três dias as visitas às exposições temporária e permanente foram gratuitas. 

O Serviço Educativo do Centro de Artes e Criatividade também esteve sempre em ação e realizou a atividade familiar “A Caraça” onde os participantes “exploraram e reinterpretaram o símbolo máximo do Carnaval de Torres Vedras, com a ajuda de moldes de gesso, projetados pelo desenho de Amílcar Guerreiro”. 

 

Sobre as Jornadas Europeias do Património

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património. Neste sentido, cada País elabora anualmente um programa de atividades a nível nacional acessível ao público gratuitamente. 

A ideia base da iniciativa é promover o acesso aos monumentos e sítios, convidando à participação ativa na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento dos cidadãos europeus com o património cultural. Os objetivos principais são reforçar os sentimentos de identidade cultural, de memória coletiva e de afirmação de um património comum cuja riqueza reside na sua diversidade. As Jornadas Europeias do Património representam, por isso, uma celebração da solidariedade internacional, do diálogo e da diversidade culturais, constituindo momentos de reapropriação dos vestígios culturais do passado. 

Salvaguarda e Preservação do Património do Carnaval nas Jornadas Europeias do Património

Última atualização: 11.10.2021 - 12:48 horas


Outras notícias

21 Fevereiro 2024

Sobre o nosso olhar – Carnaval do Futuro

Está patente no Centro de Artes e Criatividade, desde dia 6 de feverei...

Ver mais ›
1 Fevereiro 2024

"Reino da Paródia" revisita história do Carnaval de Torres Vedras

A exposição "Reino da Paródia - 100 anos do Carnaval de Torres Vedras"...

Ver mais ›
19 Dezembro 2023

“A Máscara” assinala os anos 90 do Centenário do Carnaval de Torres Vedras

No dia 15 de dezembro foi apresentada A Máscara, uma publicação comemo...

Ver mais ›