Destaque
NOTÍCIA | 29 Novembro 2021

Um dia com Nuno Saraiva

O artista esteve no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras no dia 27 de novembro no âmbito da atividade “Um dia com”. O ilustrador e cartunista do Inimigo Público tem alguns trabalhos expostos na Exposição Temporária do Centro de Artes e Criatividade “Carnaval Desenhado”

No dia 27 de novembro o Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras recebeu Nuno Saraiva, cartunista e ilustrador, no âmbito da atividade “Um dia com”.

Na atividade, organizada pelo CAC, o artista e cartunista do Inimigo Público fez uma visita guiada aos seus trabalhos expostos na Exposição Temporária “Carnaval Desenhado” patente até dia 25 de fevereiro de 2022. Durante a visita guiada Nuno Saraiva explicou todo o processo que faz para fazer os cartunes e a sua publicação, defendendo que todos os trabalhos que faz são diretamente relacionados com a política porque “tudo o que existe é política”. 

Após a visita guiada seguiu-se um atelier, onde foi posto à prova a perícia dos participantes em desenhar um cartune relativo ao tema “Vamos ilustrar um episódio satírico nosso contemporâneo -o que aconteceu HOJE na política nacional”, sob a orientação de Nuno Saraiva que foi acrescentando mais ideias às propostas dos participantes.  

“Um dia com” é uma iniciativa do Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras que convida o público a fazer visitas guiadas e atividades com os artistas representados nas exposições do CAC. A iniciativa “Um dia com” volta no final de março de 2022 ao Centro de Artes e Criatividade com um novo artista. 

Sobre Nuno Saraiva 

Formado em Design de Comunicação pelo IADE e em Pintura e Design na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. É artista residente no atelier The Lisbon Studio. Desde 2015 que é jurado dos Programas de Apoio ao Cinema na Categoria de Animação. 

Dos seus prémios, destaca-se o do Festival AmadoraBD 2016 para o seu livro “Tudo isto é Fado!”, uma co-produção Sol, Câmara Municipal de Lisboa / EGEAC e Museu do Fado. Foi, ainda, vencedor do concurso Bolsas de Criação Literária 2018, DGLB/Ministério da Cultura.  

Por si próprio: “Comecei a publicar banda desenhada muito jovem, em fanzines e depois na imprensa e em álbuns. Hoje tele-ilustrador, colaborei praticamente em toda a imprensa nacional com excepção para o Correio da Manhã e o Diário da República. Como cartunista político ilustro a 1ª página do Inimigo Público e também desenho o cartune "Quarentena em Risco" que publico ao ritmo diário nas redes sociais. Já perdi a conta da quantidade de livros de banda desenhada que publiquei e dos anos a que publico semanalmente cartunes.”

 

Um dia com Nuno Saraiva

Última atualização: 29.11.2021 - 16:07 horas


Outras notícias

21 Fevereiro 2024

Sobre o nosso olhar – Carnaval do Futuro

Está patente no Centro de Artes e Criatividade, desde dia 6 de feverei...

Ver mais ›
1 Fevereiro 2024

"Reino da Paródia" revisita história do Carnaval de Torres Vedras

A exposição "Reino da Paródia - 100 anos do Carnaval de Torres Vedras"...

Ver mais ›
19 Dezembro 2023

“A Máscara” assinala os anos 90 do Centenário do Carnaval de Torres Vedras

No dia 15 de dezembro foi apresentada A Máscara, uma publicação comemo...

Ver mais ›