Destaque
NOTÍCIA | 9 Março 2022

Música Ibérica e Mediterrânica em destaque no Centro de Artes e Criatividade

Palimpsesto, Ciclo de Música Ibérica e Mediterrânica, uniu músicos e culturas de Portugal, Espanha, Grécia e Turquia. 

Nos primeiros fins-de-semana dos meses de janeiro a março, o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras recebeu a primeira edição de Palimpsesto, o Ciclo de Música Ibérica e Mediterrânica que uniu músicos de Portugal, Espanha, Grécia e Turquia, numa celebração da música e culturas. 

Em janeiro, o primeiro momento concentrou-se na tradição da música e instrumentos portugueses, com concertos, palestras e oficinas levadas a cabo por músicos, construtores e académicos, nomeadamente Alma Menor, Tiago Morais, José Alberto Sardinha e Mário Estanislau.

No segundo momento do Palimpsesto, em fevereiro, foi apresentado um leque de artistas e construtores de Portugal e Espanha que convergiram numa plataforma de arte e ideias. Sérgio González, da Catalunha, um prestigiado tocador de sanfona, apresentou um concerto focado nesse instrumento. Orlando Trindade, das Caldas da Rainha e construtor de instrumentos antigos, trouxe um workshop de construção de instrumentos de cordas. No final do dia um concerto do Palimpsesto Ensemble, uma aliança musical entre os músicos torrienses Rúben Monteiro, Dinis Coelho, Christian Marr’s, Tiago Santos, Raquel Monteiro e Carla Costa e os artistas espanhóis Sérgio González e Diego López (percussionista valenciano), que interpretaram temas tradicionais dos vários cantos do Mar Mediterrâneo numa fusão de instrumentos e troca de influências. Estes últimos, que no final deste segundo momento do Ciclo, apresentaram um workshop de sanfona e de percussões do mediterrâneo, respetivamente. 

No terceiro, e último momento do Palimpsesto, Grécia, Turquia e Espanha estiveram em destaque, com Stelios Petrakis, Volkan Incüvez e César Loureiro Sobral. 

Stelios Petrakis veio diretamente da ilha de Creta com um concerto e um workshop, que retratou a densa cultura musical da ilha de onde é originário. Já Volkan Inçüvez, de Istambul, Turquia, revelou um estilo, que baseado na tradição musical turca se transpõe para a música dos tempos modernos com a utilização de ambientes e instrumentos dos dias de hoje. César Loureiro Sobral, da Galiza, partilhou a arte de construir uma sanfona. 

 Simultaneamente aos eventos, contou-se com a presença de vários construtores de instrumentos tradicionais e associações de investigação e divulgação da música tradicional lusa. Entre eles a Associação Gaita-de-Foles (Lisboa); Inocêncio Casquinha (Alverca do Ribatejo); Luís Eusébio (Óbidos); Orlando Trindade (Caldas da Rainha); e Mário Estanislau e Victor Félix, representantes da Sons da Música - Construtores de Instrumentos Musicais (Torres Vedras). 

Esta foi a primeira edição do Palimpsesto - Ciclo de Música Ibérica e Mediterrânica em Torres Vedras, uma iniciativa da Associação Musicálareira, com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, da Kontraproduções, numa coprodução com o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras e produzido pela West Wave Productions. 

Música Ibérica e Mediterrânica em destaque no Centro de Artes e Criatividade

Última atualização: 09.03.2022 - 15:34 horas


Outras notícias

21 Fevereiro 2024

Sobre o nosso olhar – Carnaval do Futuro

Está patente no Centro de Artes e Criatividade, desde dia 6 de feverei...

Ver mais ›
1 Fevereiro 2024

"Reino da Paródia" revisita história do Carnaval de Torres Vedras

A exposição "Reino da Paródia - 100 anos do Carnaval de Torres Vedras"...

Ver mais ›
19 Dezembro 2023

“A Máscara” assinala os anos 90 do Centenário do Carnaval de Torres Vedras

No dia 15 de dezembro foi apresentada A Máscara, uma publicação comemo...

Ver mais ›