Destaque
NOTÍCIA | 15 Março 2022

Inauguração da exposição “Os rostos por detrás da máscara”

O núcleo apresenta 33 máscaras dos rituais festivos do nordeste transmontano, e está inserido na exposição permanente do Centro de Artes e Criatividade. 

Dia 11 de março o Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras, inaugurou a exposição “Os rostos por detrás da máscara”. Este núcleo apresenta 33 máscaras, representativas dos rituais festivos do nordeste transmontano, a partir da coleção de máscaras de João Alfaiate, que estará patente até dia 31 de outubro.  

Procura-se, aqui, demonstrar a diversidade de máscaras, os seus contextos e conteúdo simbólico, dando também protagonismo a alguns dos seus artesãos. 

Na inauguração da exposição a vereadora da Cultura, Ana Umbelino, destacou “a importância de os colecionadores tornarem o que é privado, público. O CAC tem vindo a procurar conhecer os diferentes espólios e coleções privadas e estabelecer relações entre estas pessoas, garantido a conservação e preservação dos mesmos. Traduz o que é a missão do Centro de Artes e Criatividade.”

Acrescentando que esta exposição espelha “um estímulo à criação contemporânea, um espaço de compromisso entre diversas dimensões.” 

Já para João Alfaiate “não deixar morrer a tradição” é o que o faz colecionar as máscaras. Para o Careto de Lazarim, a sua coleção simboliza uma transmissão cultural que pretende passar. 

Ao longo da visita à nova exposição João Alfaiate ainda foi contando algumas histórias relacionadas com as máscaras expostas, e também alguns pormenores de como as mesmas se faziam antigamente, como por exemplo, a utilização do sangue e de animais reais nas mesmas, como é o caso da cobra.  

Esta nova mostra tem representados 14 artesãos, sendo eles: Adão Almeida (1962, Lazarim); Manuel Pereira (1975, Viseu); André Seca (1965, Grijó de Parada); Luís Filipe Costa (1985, Podence); Tozé Vale (1974, Vila Boa – Vinhais); Victor Afonso (1977, Ousilhão); Isidro Rodrigues (1969, Aveleda); Amável Alves Antão (1961, Geníso, Miranda do Douro); Óscar Barros (1951, Bragança); Julieta dos Anjos Alves (1953, Pinela); Alex Rodrigues (1977, Pinela); António Pássaro (1933, Grijó); António Alves (1949, Varge); e Manuel António Cabral (1937, Romeu, Mirandela)

João Alfaiate (Barreiro, 1973), colecionador, tem participado no entrudo de Lazarim envergando o seu traje de careto tingido de vermelho, sobressaindo entre os restantes tradicionais fatos de cor neutra. Começou a colecionar máscaras há cerca de 20 anos. 

A exposição “Os rostos por detrás da máscara”, instalada no núcleo 3 da exposição permanente Carnaval: Ritos, Artes e Criatividade estará patente até dia 31 de outubro. 

 

Inauguração da exposição “Os rostos por detrás da máscara”

Última atualização: 16.03.2022 - 14:59 horas


Outras notícias

21 Fevereiro 2024

Sobre o nosso olhar – Carnaval do Futuro

Está patente no Centro de Artes e Criatividade, desde dia 6 de feverei...

Ver mais ›
1 Fevereiro 2024

"Reino da Paródia" revisita história do Carnaval de Torres Vedras

A exposição "Reino da Paródia - 100 anos do Carnaval de Torres Vedras"...

Ver mais ›
19 Dezembro 2023

“A Máscara” assinala os anos 90 do Centenário do Carnaval de Torres Vedras

No dia 15 de dezembro foi apresentada A Máscara, uma publicação comemo...

Ver mais ›