Destaque
NOTÍCIA | 10 Maio 2023

Centro de Artes e Criatividade celebrou o 2º aniversário

O Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras celebrou o seu segundo aniversário e assinalou a data com várias atividades repartidas por dois fins de semana.  

As comemorações começaram no dia 29 de abril com o espetáculo Perdidos, mas pouco protagonizado pela associação A Bolha, que trouxeram um teatro de marionetas onde abordaram as questões ambientais e a importância que têm na proteção do planeta. 

No mesmo dia, Ana Almeida e João Garcia Miguel, acompanhados por bailarinos da ILU, realizaram duas Visitas encenadas ao edifício do CAC, conjugando a dança e as histórias do edifício, o antes e o depois.   

 

No dia 6 de maio as comemorações continuaram e iniciaram com uma arruada na Feira Rural com a O.S.G.A., a animar o percurso. Seguiu-se um workshop para pais e filhos, o Brinc à Brac dinamizado pela companhia A Nariguda pelas mãos da Oeste Respira – Incubadora de impacto

Durante a tarde desse dia, no passeio em frente ao Centro de Artes e Criatividade, houve jogos didáticos para todas as idades, com os Jogos do Hélder, o Jogo da Laranjinha (atividade promovida pelo ATV Somos Comunidade) e a Oficina de percussão e movimento, dinamizada pela AnimEsp.  

Dentro do edifício, realizou-se uma visita guiada à exposição permanente patente no CAC Carnaval: Ritos, Artes e Criatividade com partilha de histórias do Carnaval de Torres Vedras com a colaboração das associações do Carnaval de Torres Vedras, tais como a Real Confraria do Carnaval de Torres, Ministros e Matrafonas, Lúmbias, As Marias Cachuchas, Fidalgos e SacÁdegas.  

Ao final do dia realizou-se o Jantar Comunitário, que contou com cerca de 200 pessoas. Em conjunto com alguns moradores da Encosta, e com a ajuda da Porta do Bairro, organizou-se uma feijoada cozinhada a várias mãos onde a receita gerada reverteu para uma obra social referenciada pela comunidade. O jantar foi animado pelas Cantigas no Bairro uma iniciativa do ATV Somos Comunidade, com Filomena Calado e Carlos Silva. 

Após o jantar os Bule-Bule organizaram um baile onde, com as danças tradicionais de vários países, deram a volta ao mundo. Para fechar a noite os Voodoo Marmalade subiram ao palco e animaram o resto da festa. 

O segundo aniversário contou com a parceria de várias organizações que estão ligadas ao Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, foram elas: A Bolha, A OSGA, Oeste Respira – Incubadora de Impacto, ATV Somos Comunidade, Real Confraria do Carnaval de Torres Vedras, Ministros e Matrafonas, Lúmbias, As Marias Cachuchas, Fidalgos, SacÁdegas e Porta do Bairro – Centro Social Paroquial de Torres Vedras.

Centro de Artes e Criatividade celebrou o 2º aniversário

Última atualização: 11.05.2023 - 15:41 horas


Outras notícias

21 Fevereiro 2024

Sobre o nosso olhar – Carnaval do Futuro

Está patente no Centro de Artes e Criatividade, desde dia 6 de feverei...

Ver mais ›
1 Fevereiro 2024

"Reino da Paródia" revisita história do Carnaval de Torres Vedras

A exposição "Reino da Paródia - 100 anos do Carnaval de Torres Vedras"...

Ver mais ›
19 Dezembro 2023

“A Máscara” assinala os anos 90 do Centenário do Carnaval de Torres Vedras

No dia 15 de dezembro foi apresentada A Máscara, uma publicação comemo...

Ver mais ›