Destaque
NOTÍCIA | 19 Dezembro 2023

“A Máscara” assinala os anos 90 do Centenário do Carnaval de Torres Vedras

No dia 15 de dezembro foi apresentada A Máscara, uma publicação comemorativa do Centenário do Carnaval de Torres Vedras, que contou com a curadoria, textos e ilustrações de Hugo van der Ding.

No seu lançamento, no Centro de Artes e Criatividade, o conhecido cartunista e locutor da Antena 3 explicou que os autores brincaram com a ideia de que é lícito brincar com tudo, através de um formato que aparentemente é tido como mais sério, mas que desconstruíram. Nesta revista foram incluídas, desde referências a carnavais de outras cidades, até à existência de petróleo em Torres Vedras, um assunto que já faz parte do imaginário torriense há décadas. A máscara é também um tema recorrente, com as referências às matrafonas e porque a própria capa da publicação serve de máscara.

Como explica Luís Leal Miranda, torriense e a quem coube também a redação de textos para a revista, esta publicação não faz referência à atualidade política, mas antes aos elementos icónicos da festa torriense, facilmente reconhecíveis pelos habitantes do Concelho. Para o autor, que fez parte das equipas que fundaram os jornais Sol e o i, a revista A Máscara pega no espírito do que é o Carnaval de Torres Vedras, assumindo-o em várias formas, como anúncios, classificados, ilustrações e artigos de opinião.

Feita na tradição do que já se havia feito no Carnaval de Torres Vedras nos anos 90, com a publicação O Barrete, esta publicação integra o ciclo de programação “Décadas”, no âmbito das Comemorações do Centenário do Carnaval de Torres Vedras. Deste ciclo fazem parte acontecimentos multidisciplinares e representativos das várias décadas que compõem os 100 anos do Carnaval de Torres Vedras e que pretendem fazer a sua associação à cidade e aos seus protagonistas ao longo desse tempo.

À Lavandaria Studio Shop coube fazer a curadoria, em conjunto com Hugo van der Ding. Além deste e de Luís Leal Miranda, A Máscara conta com textos de António Costa Santos, João Garcia Miguel e Ana V. Martins.  As ilustrações couberam também a Mantraste, Inês Machado, Mariana Fernandes e  Christina Casnellie.  

A revista pode ser adquirida por 1€ no Posto de Turismo de Torres Vedras e no Centro de Artes e Criatividade.

“A Máscara” assinala os anos 90 do Centenário do Carnaval de Torres Vedras

Última atualização: 19.12.2023 - 17:48 horas


Outras notícias

21 Fevereiro 2024

Sobre o nosso olhar – Carnaval do Futuro

Está patente no Centro de Artes e Criatividade, desde dia 6 de feverei...

Ver mais ›
1 Fevereiro 2024

"Reino da Paródia" revisita história do Carnaval de Torres Vedras

A exposição "Reino da Paródia - 100 anos do Carnaval de Torres Vedras"...

Ver mais ›
19 Dezembro 2023

“A Máscara” assinala os anos 90 do Centenário do Carnaval de Torres Vedras

No dia 15 de dezembro foi apresentada A Máscara, uma publicação comemo...

Ver mais ›