Inaugurou dia 16 de junho a exposição “Arte do Cartoon” da autoria de José Sanina. Os trabalhos do artista encontram-se expostos na Foliateca, a cafetaria do Centro de Artes e Criatividade, até dia 30 de setembro.
Ao todo são 12 trabalhos realizados ao longo dos anos por José Sanina, dos cerca de 2000 originais que detém. Sendo a sua inspiração Bordalo Pinheiro, confessa que esta exposição “está no sítio certo, porque o espaço (CAC) é dedicado ao Carnaval e, por sua vez, à sátira.” Segundo o artista “não houve qualquer critério de seleção na escolha dos desenhos”, apenas um foi selecionado, que é o caso do cartoon do Padre Vítor Melícias que doou ao CAC e “que faria todo o sentido estar exposto”.
José Sanina nasceu em Évora, em 1962, e é formado em Design Visual pelo IADE e possui um curso de Desenho Artístico pela Sociedade Nacional de Belas Artes. Desenvolve projetos nas áreas de publicidade, design visual, ilustração e cartoon. Em 2022 foi selecionado pelo júri internacional para a exposição e catálogo do World Press Cartoon. Atualmente combina a sua atividade de atelier com a de professor de Artes Visuais em Torres Vedras.
A partir de 21 de setembro José Sanina irá fazer um curso de caricatura intitulado "Introdução à caricatura: Teoria e Prática", no Centro de Artes e Criatividade que se destina a todos aqueles que têm interesse e entusiasmo pela arte.
Este curso abrangente de 27 horas em 9 sessões oferece uma introdução fascinante ao mundo da caricatura, combinando teoria e prática para proporcionar aos participantes uma compreensão abrangente e habilidades práticas no campo da arte caricatural. Desde os fundamentos da observação até as técnicas avançadas de caricatura, os participantes serão guiados por um processo de aprendizado interativo e estimulante.
Saiba mais aqui.