Destaque
NOTÍCIA | 23 Março 2023

Catálogo “A Mascarada Política” foi apresentado

No dia 21 de março foi apresentado, no Centro de Artes e Criatividade (CAC), o catálogo A “Mascarada Política” – O Carnaval na obra de Rafael Bordalo Pinheiro (1870-1905).  

Este livro é um culminar de um “processo iniciado há muito tempo”, segundo Álvaro Costa de Matos, autor do catálogo e curador da exposição temporária patente no CAC. “Visitei o CAC em outubro de 2021, desta visita nasceu uma ideia, a ideia transformou-se em projeto. O projeto revelou-se numa exposição temporária e num vasto programa de atividades educativas e complementares muito especial”, conta.  

Sendo que os catálogos são uma forma de perpetuar no tempo as exposições, neste caso é, também “uma forma de perpetuar o mergulho que demos no universo fascinante de Bordalo Pinheiro, entre a pompa de toque dandy e o delírio carnavalesco”. 

O livro reúne o resultado de uma investigação histórica e inédita sobre o impacto e as representações do Carnaval na obra artística de Rafael Bordalo Pinheiro, o pai da moderna caricatura portuguesa. Passando a ser um “instrumento incontornável para o conhecimento e estudo da obra de Bordalo Pinheiro das representações carnavalescas, da sua produção jornalística, caricaturista e decorativa e, sobretudo, do seu significado histórico, sociológico e cultural”.

Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, apresentou este catálogo como sendo um novo documento que nos remete à obra satírica de Bordalo Pinheiro e que nos “faz ver uma ligação ao jornal Barrete dos anos 80/90 e de alguns escritos satíricos da época”. Realçando que “o Centro de Artes e Criatividade possa trabalhar neste sentido, de poder fazer esta ligação e este aprofundamento daquilo que são as características mais tradicionais, mais autênticas do Carnaval de Torres Vedras e que queremos que elas se mantenham”.  

O catálogo vai estar brevemente à venda na loja do Centro de Artes e Criatividade. 

Catálogo “A Mascarada Política” foi apresentado

Última atualização: 23.03.2023 - 19:41 horas


Outras notícias

21 Fevereiro 2024

Sobre o nosso olhar – Carnaval do Futuro

Está patente no Centro de Artes e Criatividade, desde dia 6 de feverei...

Ver mais ›
1 Fevereiro 2024

"Reino da Paródia" revisita história do Carnaval de Torres Vedras

A exposição "Reino da Paródia - 100 anos do Carnaval de Torres Vedras"...

Ver mais ›
19 Dezembro 2023

“A Máscara” assinala os anos 90 do Centenário do Carnaval de Torres Vedras

No dia 15 de dezembro foi apresentada A Máscara, uma publicação comemo...

Ver mais ›