No dia 21 de março foi apresentado, no Centro de Artes e Criatividade (CAC), o catálogo A “Mascarada Política” – O Carnaval na obra de Rafael Bordalo Pinheiro (1870-1905).
Este livro é um culminar de um “processo iniciado há muito tempo”, segundo Álvaro Costa de Matos, autor do catálogo e curador da exposição temporária patente no CAC. “Visitei o CAC em outubro de 2021, desta visita nasceu uma ideia, a ideia transformou-se em projeto. O projeto revelou-se numa exposição temporária e num vasto programa de atividades educativas e complementares muito especial”, conta.
Sendo que os catálogos são uma forma de perpetuar no tempo as exposições, neste caso é, também “uma forma de perpetuar o mergulho que demos no universo fascinante de Bordalo Pinheiro, entre a pompa de toque dandy e o delírio carnavalesco”.
O livro reúne o resultado de uma investigação histórica e inédita sobre o impacto e as representações do Carnaval na obra artística de Rafael Bordalo Pinheiro, o pai da moderna caricatura portuguesa. Passando a ser um “instrumento incontornável para o conhecimento e estudo da obra de Bordalo Pinheiro das representações carnavalescas, da sua produção jornalística, caricaturista e decorativa e, sobretudo, do seu significado histórico, sociológico e cultural”.
Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, apresentou este catálogo como sendo um novo documento que nos remete à obra satírica de Bordalo Pinheiro e que nos “faz ver uma ligação ao jornal Barrete dos anos 80/90 e de alguns escritos satíricos da época”. Realçando que “o Centro de Artes e Criatividade possa trabalhar neste sentido, de poder fazer esta ligação e este aprofundamento daquilo que são as características mais tradicionais, mais autênticas do Carnaval de Torres Vedras e que queremos que elas se mantenham”.
O catálogo vai estar brevemente à venda na loja do Centro de Artes e Criatividade.